quinta-feira, 24 de maio de 2012

Minha avenca !!!

Olá meninas!!!

 

Sempre tive uma enorme vontade de ter uma avenca, quando era pequena minha mãe tinha uma enorme, linda...

Outro dia teve uma exposição de flores aqui na minha cidade, quando cheguei dei de cara com a avenca, e a trouxe para meu lar....

Todos dizem que é muito difícil de se cultivar, por se tratar de uma planta delicada....mais ela esta ai..

Vaso que comprei para replanta-lá, sei que não esta com cara de blogueira, mais vou esperar ela se adaptar para poder fazer algo nele....

O moço que me vendeu me disse que ela não gosta de sol, nem corrente de vento, nem muita claridade...então ela esta na copa, todos os dias converso com ela..ahahaha para que ela posso se adaptar ao novo lar.....

Beijocas e espero que as informações ajudem....


 

O cultivo da avenca

Nome Técnico:Adiantum capillus veneris
Nomes Populares :Avenca
Família :Pteridophyta - Família Polypodiaceae
Origem:Nativo do Brasil.

Descrição:

Planta do tipo feto, a avenca é conhecida desde os antigos tempos como planta das matas e foi muito cultivada em interiores.
As folhas são delicadas, compostas de pequenos segmentos e saem diretamente do rizoma.
Este se desenvolve horizontalmente quase à superfície do solo.
A planta pode atingir entre 30 até 40 cm de altura, com muitas folhas e forma bastante irregular.
Tem propriedades medicinais e é usada em xaropes para a tosse.

Modo de cultivo:

A avenca, apesar de crescer nas matas e ser cultivada em interiores, necessita de muita luz, mas o sol direto sobre ela não é recomendável.

A temperatura pode oscilar entre 10 e 30ºC, mas em dias quentes é conveniente regas mais frequentes ou aspergir água com o borrifador sobre ela, pois necessita de clima úmido.
As regas devem ser feitas no substrato, mantendo a umidade.

Substrato e adubação da avenca :

A adubação desta planta não deve ser muito frequente, para reposição de nutrientes usar nossa recomendação de adubo granulado formulação 10-10-10, uma colher de sopa dissolvida em 2 litros de água.
Usar de 1 a 2 copos pequenos da mistura no substrato, a cada 3 ou 4 meses.
Um dia antes umedecer bem o substrato para pronta penetração da mistura líquida de adubo e água.
O substrato de cultivo é uma mistura de composto orgânico completo, turfa e areia em partes iguais.
O composto orgânico completo é feito de restos vegetais e folhas, aparas de grama, acrescentando também adubo animal de curral bem curtido e areia.
Veja como fazer composto orgânico de restos vegetais em casa.

Propagação:

A propagação da avenca é bastante simples.
A muda deve ser separada da planta matriz com cuidado para não danificar o sistema radicular de ambas.
Preparar o vaso com um fundo de pedrinhas ou manta não tecido e colocar areia em cima, para garantir a drenagem.
Colocar um pouco do substrato, acomodar a muda e completar o vaso, apertando a muda de leve para fixar.
Regar.
Nos próximos dias, manter a planta em local protegido, mantendo sempre o substrato úmido.


http://www.fazfacil.com.br/jardim/planta_samambaia_avenca.html

7 comentários:

  1. Olá Lisa, querida! Legal planta em casa...aqui tenho muitas, mas já tive uma floresta..kkk...
    Só que não tenho muito jeito para cuidar, meu marido é que é o jardineiro...ele tem mãos boas pra plantas , como se diz por aqui.Plantas são lindas , só que requer cuidado e dedicação.
    Linda sua avenca! Quanto ao estilo do vaso, não tem importância....estilo natural, rústico também é lindo, viu?
    Bjks..
    :D

    http://baudaarteira.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Olá!!! Passeando por aí cheguei aqui! gostei muito do seu blog! Tenho muita vontade de ter uma avenca, comprei uma a um tempinho mas não resistiu. gosto muito de plantas, tenho várias inclusive várias orquideas, mas a avenca infelizmente se foi. Com certeza suas dicas foram válidas e me inspirou na tentar novamente. Beijão e tenha uma sexta de paz...estarei sempre aqui
    cantinho da galega.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Oii Lisa!
    Estou voltando com as visitas e postagens no blog!, graças á Deus a forte gripe foi embora e a nuvem feinha tá passando!
    Fui lá ver a postagem no blog que vc ndicou,fiquei muito feliz viu?!, só não postei nenhum cometário lá minha net anda lerda demais e eu ainda sem paciência rsrsr
    Mas divulguei em meu face e tw, se quiser me seguir por lá tb ficarei muito feliz, Vany Paulino, bjos eentrei aqui e vi muita postagem que ainda não tinha visto!

    ResponderExcluir
  4. Ahhh sobre tua avenca ela é linda, dessa espécie dá no muro da casa da minha mãe, acredita??, ela fez tuas vezes um pezinho para mim, só que ela é muito sensível e morreu, uma chegou a ficar super linda!, espero que tenha sorte!,bjos.

    ResponderExcluir
  5. Adorei.

    Beijocas :*
    Boa Semaninha ")

    ResponderExcluir
  6. Eu não conhecia a avenca... acho que por aqui não há.
    De qualquer forma, já desisti das plantas. Aqui é tão quente o tempo todo, que é muito difícil cultivá-las, principalmente as mais bonitas, que florescem.

    Sorte com a sua avenca!

    bjs

    ResponderExcluir
  7. Lisa eu também tenho uma avenca que ganhei de uma amiga, ela me deu porque a planta não desenvolvia, mas hoje ela está lindaaaa e eu sou apaixonada por ela. A sua também está linda.
    Bjos...

    ResponderExcluir

Cara amiga blogueira seu comentário me deixa extremamente feliz!!!
Obrigada e Deus te abençoe!!! Lisa